Relação dos TA's com a Lipofobia.


Transtornos alimentares e sua relação com os TA's


    Os TAs afetam, em sua maioria, indivíduos jovens do sexo feminino, porém também acometem homens, principalmente entre 18 e 26 anos15.

    A Bulimia Nervosa (BN) é uma TA caracterizada por episódios de compulsão alimentar, seguido de comportamentos compensatórios inadequados, nos quais o indivíduo experimenta sensação de perda de controle. Este distúrbio é o mais prevalente entre os TA, com 1% a 4% de incidência entre mulheres jovens. As autoras o descrevem como um transtorno quase que exclusivamente feminino. Indivíduos com BN levam muito em conta o peso e a forma corporal quando realizam auto-avaliações. Este é considerado um transtorno de etiologia multifatorial e o aumento de sua incidência nas últimas décadas tem relação com os padrões estéticos vigentes. O que leva uma pessoa a apresentar episódios bulímicos é a preocupação excessiva com o peso e a imagem corporal.

    Um outro TA é a Anorexia Nervosa (AN), caracterizada por uma restrição alimentar auto-imposta com seqüelas graves, características obsessivo-compulsivas e crenças irracionais que freqüentemente complicam o tratamento4. A perda de peso intensa pode levar à desnutrição, desidratação e alterações no ciclo menstrual18. Apesar dos pacientes negarem fome, são comuns as queixas de fadiga, fraqueza, tonturas e visão turva4.
    a distorção da imagem corporal está diretamente relacionada com a AN, pois este é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento deste transtorno.

    No caso dos homens, a preocupação excessiva com o corpo se manifesta de maneira diferente das mulheres. Apesar de indivíduos do sexo masculino também sofrerem de AN e BN, chama atenção um novo quadro denominado Vigorexia.

    Os indivíduos acometidos pela vigorexia se descrevem como fracos e pequenos, quando na realidade são extremamente fortes e musculosos. Estes pacientes, em sua maioria, utilizam esteróides anabolizantes, dietas hiper-protéicas e suplementos à base de aminoácidos com intuito de maior ganho de massa muscular. Normalmente, estes indivíduos praticam atividade física excessiva, o que pode levar a prejuízos em seu convívio social. Além disso, não praticam atividades aeróbias, pois temem perder massa muscular. Um outro dado interessante é que pessoas com vigorexia evitam exposição de seus corpos e utilizam-se de diversas camadas de roupas, mesmo no calor, a fim de evitar esta exposição. Falhas no corpo destes indivíduos que, normalmente, passam despercebidas para os outros, são reais para estes pacientes, conduzindo o mesmo à depressão. Como resultado, podem perder o emprego e apresentar problemas de relacionamentos7.

Fatorexia - Anorexia Invertida

Outra TA é a fatorexia. Uma vez que você perdeu peso três ou quatro vezes na vida, você acaba ganhando mais peso no final de cada ciclo de emagrecimento. Neste momento, embora você continue gordo, acha que está magro e apresenta as características de uma anorexia invertida